Jovens talentosos são distinguidos

Edivaldo Cristóvão |
6 de Junho, 2015

Fotografia: Kindala Manuel

A gala de entrega dos prémios “Angola 35 Graus”, destinada a homenagear jovens que se destacaram em 2014, aconteceu na noite de quinta-feira, no Cine Tropical, em Luanda, numa promoção da empresa Westside Investments, com o apoio do Ministério da Juventude e Desportos.

Sany Baptista foi o grande vencedor na categoria “Ciência e Tecnologia”, ao criar um relógio com um dispositivo que controla o ciclo menstrual da mulher.
Em declarações públicas, o jovem disse que o invento surgiu devido às preocupações que tem sobre a gravidez precoce e o aumento do número de abortos que, em muitos casos, acabam em mortes de jovens mulheres. “O relógio ajuda a mulher a saber quando está no período fértil e quando começa ou termina o período menstrual, evitando assim uma gravidez precoce”, explicou o jovem inventor, sob fortes aplausos da plateia.
Alexandra Peso considera a iniciativa do jovem inventor angolano pertinente e acredita que vai ajudar a eliminar a gravidez indesejável e precoce, que faz muitas vítimas entre as mulheres, sobretudo jovens.
Foram igualmente laureados a apresentadora de televisão Djamila dos Santos, na categoria Comunicação Social, Yuri da Cunha na Música, o deputado Kilamba Van-Dúnem, na Política e Sociedade, Pedro Pinotes, no Desporto, a Orquestra Sinfónica Kapossoka, na classe Cultura e Artes, e Ana Regina Silva, em Economia e Negócios.
A presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, foi a vencedora do prémio Carreira. Bangão foi homenageado, a título póstumo, pelo seu grande contributo à música popular angolana.
A noite distinguiu ainda o apresentador Teka Kanga, na categoria Entretenimento, a modelo Sharan Diniz, na categoria Promoção Internacional, uma distinção que partilhou com o músico Nástio Mosquito.
O prémio “Angola 35 Graus”, que já vai na sua sétima edição, distingue personalidades nacionais de áreas ligadas ao Teatro, Dança, Música, Política, Economia, Desporto, Educação, Moda, Sociedade, Ciência e Tecnologia.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA