Kanguimbo Ananaz regressa à poesia

Roque Silva |
22 de Abril, 2015

Fotografia: José Soares

“Pétalas Rasgadas” é o título do mais recente livro da escritora Kanguimbo Ananaz a ser apresentado, hoje  às 18h00, no hotel Tropicana, e sexta-feira, à mesma hora na Mediateca de Luanda.

O livro, marca o regresso da escritora à poesia, 13 anos depois da publicação de “Seios do Deserto”. Tem 48 poemas inéditos em 64 páginas, que abordam, dentre outros aspectos, a sensibilidade da mulher angolana. Os textos falam igualmente de paisagens e de sons produzidos pela natureza como forma de mostrar o lado frágil e dócil das mulheres. Os poemas representam a mulher como pessoa repleta de instintos, desejos, sonhos, pensamentos e acções, e afasta a sua imagem da ideia pré-concebida sobre a sua interminável subserviência.
A escritora faz recurso a palavras em línguas africanas e ao espanhol para dar outro sentido à interpretação e situar os seus leitores.
O prefácio assinado pela escritora Joelma Santos sublinha que Kanguimbo Ananaz une a sua voz à de outras poetisas angolanas para dar eco e  força a uma mudança de posição da mulher, retirando dela a posição de simples objecto de prazer.
“O fogo”, “Palavras pedem Água”, “Linguagem da Chuva”, “Lavras Embriagadas”, “Canto do Vento”, “Havana” e “Melodia Aquática” são títulos de alguns poemas do livro, que foi editado pela Tchingapy. Kanguimbo Ananaz é autora de contos infanto-juvenis e poesia.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA