Kaniaki expõe em Luanda

Roque Silva |
31 de Outubro, 2014

Fotografia: Domingos Cadência |

Kaniaki expõe hoje às10h00 no pátio da Escola de Formação de Professores INE - Garcia Neto, Luanda, um conjunto de pinturas da sua autoria, com técnicas mistas e acrílico sobre tela, algumas das quais de 2006.

A mostra, que se enquadra na Semana Científica da Educação, que se realiza naquele estabelecimento, inclui ainda obras com as quais o pintor participou em 2008, 2012 e 2014 no Prémio Ensa Arte, com destaque para “Unidade e Diversidade”, “Todos por Angola” e “Angola na Preservação Ambiental”.
Todas as peças a serem apresentadas hoje fizeram parte de exposições individuais e colectivas apresentadas no ano passado na União Nacional dos Artistas Plásticos, por ocasião do Festival Nacional de Cultura, e no Festival de Artes, e no Elinga Teatro.
O quadro “O tradicional Resiste ao Modernismo”, de 2006, disse o pintor, merece especial atenção, pois realça a importância da defesa das raízes e tradições angolanas, apesar “da cada vez crescente globalização”.
A importância de promover a cultura nas famílias angolanas, a relação entre o Governo, as instituições de serviço público e os cidadãos, o ambiente nas escolas e nos locais de trabalho, bem como a convivência dos habitantes da cidade e do campo são também temas em análise nas várias obras expostas.
Kaniaki fala hoje às 12h00, no auditório do INE - Garcia Neto, sobre a “Todos por Angola”, que é também o título de um dos quadros expostos.
A Semana Científica da Educação encerra com espectáculos de teatro, dança e desfiles de moda.
O artista, que nasceu em 8 de Fevereiro de 1966, em Benguela, começou aos 11 anos a participar em exposições colectivas e individuais, algumas delas no estrangeiro. Em 1992 instalou o seu ateliê na ex-Escola Militar Comandante Gika, em Luanda. Desde 2001 é professor de desenho e pintura na Escola de Santo António, em Lisboa e sete anos depois participou na Expo Saragoça, Espanha, em 2008, com trabalhos sobre recursos hídricos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA