Kazukuta do Sambizanga abre o desfile em Luanda

Manuel Albano |
4 de Dezembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião |

O União Kazukuta do Sambizanga é o primeiro grupo a desfilar no acto central da 37ª edição do Carnaval de Luanda, que se realiza em17 de Fevereiro, na marginal da Praia do Bispo.

A seguir, ditou o sorteio, desfilam os grupos União Domant, Etu Mudietu, 54, Jovens da Cacimba, Kiela, Mundo da Ilha, Kabocomeu, Dimba dya Ngola, Povo da Samba, Nzinga Mbande, Sagrada Esperança e Tuafundumuka.
Na classe B, o desfile é aberto pelo União Tuabixila. Depois desfilam o Estrela do Pita, A­mazona do Prenda, Geração Sagrada, Jovem do Mukuaxi, Geração do Mar, Juventude da Kapalanca, Café de Angola, Angola Independente, Giza, 17 de Setembro, Unidos do Kilamba-Kiaxi e Kuenha.
O desfile da classe B realiza-se dois dias antes, também na marginal da Praia do Bispo. Na véspera dançam os infantis, no mesmo local e com o Cassule 54 a abrir a competição.
Esta competição é completada com a passagem dos Cassules dos Jovens da Cacimba, do Amazona do Prenda, do Admiradores do Hoje-ya-Henda, do Tuafundumuka, do Kazukuta do Sambizanga, do 10 de Dezembro, do Mundo da Ilha, do Café de Angola, do Angola Independente, do Sagrada Esperança e da Geração Sagrada.
O secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) disse ao Jornal de Angola que os grupos podem gravar as canções a partir deste mês, nos estúdios Santos Figueiredo, Marimba, João Alexandre e Beto.
António Oliveira afirmou que a APROCAL realiza em 2 de Fevereiro, no Museu de História Natural, uma exposição fotográfica sobre o Carnaval.
No dia 6 realiza-se, no Cine Tropical, a Gala de homenagem ao União Tuneza, que participa no desfile central do Carnavl como convidado, e à comandante “Tia Santa”, actual presidente do Grupo Dimba dya Ngola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA