"Ki Mona Mesu" retrata a guerra


25 de Março, 2015

Fotografia: José Pinto

“Ki Mona Mesu” é o título da exposição com 20 pinturas e instalações de Mário Tendinha e de fotografias de José Silva Pinto, que é inaugurada amanhã às 18h30, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, Luanda.


Um comunicado do Instituto Camões refere que a exposição, que encerra em 10 de Abril, reflecte “o dramático e violento tema das minas que vitimaram milhares de crianças, mulheres, homens” em Angola durante décadas e “deixaram um rasto de destruição e sofrimento de que são testemunhas os mutilados de guerra”.
O documento afirma que “Mário Tendinha, partindo de cada uma das fotografias, faz pinturas, com as quais atenta desconstruir a dureza da fotografia, num diálogo directo e provocatório” na tentativa “de dar um sinal de esperança”.
José da Silva Pinto visitou, em Bomba Alta, Huambo, um projecto de fabrico de próteses, que fora apoiado pela falecida Princesa Diana, de Inglaterra.
Na altura e fotografou algumas próteses degradadas e abandonadas no local. Parte do resultado desse pode ser agora visto ao lado dos quadros de Mário Tendinha.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA