Cultura

Kidá ministra aula sobre Arte da Gravura

O professor e artista plástico Kidá ministra na próxima terça-feira, a partir das 18h00, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, uma aula sobre a Arte da Gravura  aberta para todos os interessados em obter subsídios sobre artes plásticas.

Artista plástico vai partilhar a sua experiência com jovens
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

Essa é uma oportunidade de ouvir e interagir com uma figura de referência na arte da gravura angolana.
O actual director nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura, António Feliciano “Kidá”, nasceu na província do Bengo, em 1961. Iniciou a sua formação e a carreira artística em 1980, tendo feito cursos básicos de Desenho, Pintura e Cerâmica no ex-Barracão e na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).
Em 1989, em Vila Nova de Cerveira (Portugal) fez o curso médio de Artes Plásticas, para além de outros. Ainda em Portugal, realizou as suas três primeiras exposições individuais (1994 e 1995) todas com o título “Exposição de Linóleogravuras”.
Em Angola, as suas duas amostras individuais foram realizadas em 1996, “No Trilho da Goiva” e, em 2006, “20 Anos de Gravura – Exposição Retrospectiva”. Kidá foi vencedor do Prémio Nacional de Gravura, criado pela UNAP em 1987, e também do Prémio Cidade de Luanda de Artes Plásticas/Gravura, em 1999.

Concerto de Isaú Fortunato

“Memórias de um Lírico” é a denominação do concerto que Isaú Fortunato promove na quinta-feira, às 18h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, que tem como convidados Melvi (cantora e compositora), Emanuel Kanda (cantor e compositor) e Isaú Baptista (compositor e instrumentista).
No concerto, Isaú Fortunato vai interpretar temas de Pavoroti (Parla pui Piano), Nat King Coll (Quizas, Quizas), Ngola Ritmo (Nzage), Dulce Pontes (Canção do Mar) fechando o repertório com uma  versão pessoal do tema universal (Aleluia).
A artista convidada Melvi vai interpretar o tema “Chove lá Fora” de Patrícia Faria e Emanuel Fortunato vai fazer dueto com Isaú Fortunato no tema “Parla piu Piano” de Pavaroti.

Tempo

Multimédia