Lançado projecto

Roque Silva
24 de Maio, 2016

O projecto de artes plásticas denominado “Olongombe” foi lançado, ontem, em Luanda, pelos artistas António Ole, Mário Tendinha, António Gonga, Masongui Afonso, Paulo Amaral e Paulo Kussy.

A apresentação do projecto, que tem como marca “A cabeça do boi é o símbolo”, disse Mário Tendinha, decorreu no Camões-Centro Cultural Português, e segundo os promotores, as obras vão ser criadas em função da actividade pastoril desenvolvida em todo o país.
António Ole afirmou que o gado é a figura central da iniciativa por ser uma das maiores riquezas de Angola, sobretudo nas províncias do sul, onde também é considerado o centro da vida, desde tempos centenários, das famílias dos Herero, Ambó, Xindongo, Nyaneca-Humbi, Ganguelas, entre outras etnias.
O artista plástico referiu que o projecto conta igualmente com uma instalação comum, composta por peças de cada um dos co-autores, na qual vão realçar todo o processo da pastorícia e a vivência diária dos pastores.
Os resultados dos trabalhos,  num total de 20 obras, entre vídeo, desenho, pintura e fotografia, vão fazer parte de uma exposição itinerante a partir de Agosto, percorrendo por várias províncias do país para  homenagear os criadores de gado. O legado ancestral da pastorícia, ligado a um conjunto multicultural e multifacetado de actividades que vão desde as cerimónias fúnebres do gado, a música e a dança são aspectos a serem destacados no projecto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA