Lar influencia hábitos de leitura


4 de Junho, 2016

Fotografia: Mota Ambrósio |

O papel da família no aumento dos hábitos de leitura e de escrita foi debatido na União dos Escritores Angolanos (UEA), na última edição da “Maka à Quarta-Feira”, entre os jovens e a psicóloga Maria da Encarnação Pimenta, para descobrir novos modelos para aproximar mais os livros dos leitores.

Durante o debate, realizado quarta-feira, na UEA, a psicóloga chamou a atenção para o problema da desestruturação das famílias angolanas, em especial as de Luanda, e as suas consequências na educação das crianças angolanas.
O aumento dos hábitos de leitura tem sido muito dificultado no quadro desta realidade. “A formação e a educação das crianças começa desde cedo e a partir dos seus lares, onde toda a família, e não só as mães, tem um papel preponderante e decisivo”, adiantou.
A psicóloga, que falou sobre “A contribuição da literatura infantil na educação moral e cívica dos jovens”, enalteceu a realização de encontros do género, por ajudarem a criar maior interacção com os jovens, em especial os estudantes. “É uma boa forma para passar esta mensagem”, disse.
A influência da escola na educação e no incentivo aos hábitos de leitura das crianças também foi destacado pela oradora, “embora esta não deva ficar com a responsabilidade toda”, disse. “A escola representa apenas um complemento no processo de aprendizagem”, justificou a psicóloga.
O hábito de leitura, acrescentou, é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais rápido para adquirir conhecimento, principalmente nesta fase em que se regista um acentuado avanço tecnológico. “É preciso usar as novas tecnologias de uma forma positiva, porque hoje as crianças substituíram os livros pela televisão, os computadores, os vídeo-jogos e os smartphones”, afirmou.
No final, a psicóloga chamou ainda a atenção dos pais e encarregados de educação para a importância de se realizarem, regularmente, mais exercícios capazes de estimular a mente das crianças, com o intuito de desenvolver as suas habilidades.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA