Legado dos Ovahanga tema de livro

Manuel Albano
24 de Abril, 2015

O livro “A herança no grupo Ovahanda” é hoje lançado pelas 15h30, na Universidade Católica de Angola, em Luanda.

O livro, resultado de uma investigação dos autores Atanásio Mendes Ndafimana, Fernando Tchingui Almeida e irmã Teresa Francisca Nkhulwavo. Aborda o tema da herança na vertente cultural e circunscrita a um grupo do Sul de Angola, particularmente os Ovahanda.
O livro refere que a herança é um assunto actual, por englobar todos os níveis da vida do indivíduo, sobre os valores culturais, sociais, económicos, políticos e religiosos.
Os Ovahanda têm uma organização familiar matrilinear e o estudo oferece a oportunidade de abordar este rico património cultural e apresentar um novo âmbito de estudo para a disciplina de Antropologia Cultural.
Os autores realçam que o facto do problema do legado ser multiforme é apresentado no livro em várias vertentes como biológica, histórica, sociológica e cultural. A herança nos Ovahanda é a transmissão dos bens, propriedades e dos direitos de carácter social e económico, com particular destaque para o gado bovino.
No primeiro capítulo, o livro refere-se à origem e localização geográfica dos Ovahanda, subgrupo étnico  Nyaneka Humbe.
No segundo capítulo existe um enquadramento teórico dos inquéritos sobre a herança no grupo Ovahanda: propriedade, bens mobiliários e imobiliários e o gado como símbolo da riqueza e poder. No terceiro capítulo, o livro faz referência à parte metodológica, caracterização da população e amostra.
A irmã Teresa Nkhulwavo disse ao Jornal de Angola, que o livro é resultado do trabalho de defesa de fim do curso de Ciência da Educação, opção de História, em 2008. Com 135 páginas, o livro é prefaciado por José Ndambuca, professor do Instituto de Ciências Religiosas de Angola Regional do Lubango e edição esteve a cargo da Paulinas Editora.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA