Cultura

Leilão de quadros arrecada mais de um milhão de kwanzas

Matadi Makola

Um total de 12 quadros de artes plásticas, produzidas por crianças do projecto artístico Sol de Cacimbo, foram vendidas, em leilão, aos colaboradores da empresa Unitel, mecenas desta iniciativa cultural.

Directora-geral adjunta para Assuntos Corporativos da Unitel
Fotografia: DR

“O montante arrecadado foi de 1.942.000 kwanzas, valor a ser entregue à associação Sol de Cacimbo”, disse Eunice de Carvalho, directora-geral adjunta para Assuntos Corporativos da operadora Unitel.
Tudo começou em Setembro de 2018, quando a operadora de telefonia móvel resolveu realizar o concurso de pintura “Postal de Natal”, no qual participaram crianças dos 7 aos 17 anos da Associação Sol de Cacimbo, dirigida pelo artista plástico António Gonga, sediada em Mulenvos, no município de Viana.
Esta iniciativa resultou na escolha de 12 obras que, entre Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019, estiveram em exposição em várias lojas da operadora espalhadas por Luanda, dando azo ao leilão, que encerrou na segunda quinzena deste mês.
“Fizemos o concurso e seleccionámos 12 obras, das quais cinco serviram de base para o cartão da Unitel no ano passado. Nós contratávamos uma agência para este serviço, mas no ano passado acabámos por optar por usar as bases desses quadros. Penso que será assim doravante”, sublinhou.
A Associação Sol de Cacimbo é um projecto comunitário que, desde 1994, envolve crianças de Viana que são orientadas por vários artistas plásticos, com o propósito de preencherem as horas vagas. A Unitel apoia esta instituição desde 2016, através do programa Clube da Criança, cuja missão é "assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para as crianças das franjas mais carentes”, razão pela qual privilegiam menores nos centros e lares de acolhimento reconhecidos pelo Governo.
Segundo Eunice de Carvalho, este ano o Clube da Criança já realizou actividades que beneficiaram 2.800 crianças, em dez províncias.

Tempo

Multimédia