“Lendas” da música brasileira actuam nos palcos de Portugal


21 de Março, 2015

Fotografia: Reuters

“Dois Amigos - Um Século de Música” é o título do espectáculo que assinala os 50 anos de carreira dos músicos brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil, a ter lugar dia 31 de Julho, em Portugal.

Numa nota de imprensa, os músicos explicam que há sensivelmente 46 anos juntaram-se no Teatro Villaret, em Lisboa, para participar no programa “Zip Zip”, espectáculo que foi apresentado no cinema, em 2014, pelo documentarista brasileiro Mateus Machado em “Tropicália”.
Este ano, em Julho, estes dois símbolos da música popular brasileira (MPB) voltam a unir-se num palco, no âmbito da digressão conjunta que celebra o meio século de carreira de cada um.
Considerados figuras de proa do movimento Tropicália, as duas vozes subversivas já foram uma ameaça ao regime militar que tinha sido instituído no Brasil em 1964, por irem contra o cânone que o Governo da altura queria estabelecer, ao abraçarem ambos tanto a cultura pop britânica e americana como os ritmos tradicionais do nordeste brasileiro. Antes de Portugal, “Dois Amigos - Um Século de Música” passa por Londres, Copenhaga e Barcelona.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA