Lev’Arte brinda mulheres com poesia


23 de Julho, 2016

O Movimento Lev’Arte, organizador da 3.ª edição do Festival de Poesia, realizou na quinta-feira, em Luanda, uma actividade denominada “Mulher e poesia”, enquadrada nas celebrações do Dia da Mulher Africana (31 de Julho) e do 10º aniversário do Centro Cultural Português.

O Movimento Lev’Arte pretendeu levar a mulher africana e em particular a angolana a uma noite de homenagem, com a declamação de poesias. As participantes de vários estratos da sociedade (estudantes, jornalistas e escritoras) ofereceram ao público bons momentos de literatura, em noite de Cacimbo.
Teve a primazia de iniciar a noite, cujo tema escolhido pela organização foi “Você é poesia”, a jovem Oliva Gomes, que declamou a poesia “Sensibilidade”. A mesma foi bastante aplaudida pelo público, pela forma como se apresentou e pelo tema escolhido.
A seguir, foi a vez da apresentadora de televisão Dina Simão que mostrou a sua “veia poética”.
O programa foi preenchido ainda pela declamação da jornalista Sara Fialho e da escritora Marta Santos que souberam, através da poesia, transmitir mensagens sobre a mulher.
Segundo Kiocamba Cassule, responsável do movimento, o Festival de Poesia e Letra (Fespol) tem como objectivo despertar o interesse das pessoas e aproximá-las à linguagem poética, ao prazer de ler, a pesquisar, a interpretar, a aprender e a desenvolver a arte da declamação. Para este ano, as actividades enquadradas no décimo aniversário do Movimento Lev’Arte estão a decorrer em simultâneo em Luanda e nas províncias da Huíla, Bengo, Huambo e Cuando Cubango, desde quarta-feira até hoje.
Este ano, o Festival de Poesia e Letra conta com a parceria da Associação Literária de Angola, da Alliance Française de Luanda, do Centro Cultural Português, da Casa Cultura Brasil-Angola e do Centro de Imprensa Aníbal de Melo. O Lev’Arte é um movimento cultural de âmbito nacional e sem fins lucrativos. Tem como objectivo o incentivo à leitura e à criatividade artística nas diversas disciplinas de arte.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA