Lev'Arte em festival internacional


16 de Maio, 2015

Fotografia: Arimateia Baptista

A poesia como uma forma de arte no quotidiano das pessoas é o tema do IX Festival Internacional de Poesia Espalhada por todos os Lugares, que decorre até o dia 24 em vários províncias.

O festival de poesia, organizado pelo Movimento Lev’Arte, como forma de dinamizar este género literário, realiza-se nas províncias de Luanda, Bengo, Cunene, Huambo, Bié, Benguela, Huíla, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Uíge, Cuando Cubango, Malanje e Namibe.
Além da declamação de poemas, debates e colóquios sobre o actual estado da poesia em Angola, o festival inclui espectáculos musicais e uma homenagem  Nelson Mandela, considerado um dos mais importantes líderes africano, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993.
O objectivo, disse o secretário do movimento, é incentivar os jovens talentos a darem continuidade à arte e a primarem acima de tudo pela escrita de “textos construtivos, com forte pendor educativo, mas sem deixarem de ser artístico”.
“Temos passado por várias adversidades, mas apesar disso acreditamos no que há de melhor no mundo”, disse Kiocamba Cassua.
O Festival Internacional de Poesia é uma iniciativa de alguns poetas que formaram o comité para apoiar o Festival Internacional de Poesia de Havana de 2007 e conseguiram apoio para incentivar o hábito de leitura em vários países, assim como promover alguns autores, com pouca projecção no mercado literário.
O núcleo do Lev’Arte na Lunda Sul promove desde quinta-feira, na cidade de Saurimo, uma feira do livro, com 15 mil títulos de escritores nacionais e estrangeiros. A actividade, enquadrada nas festividades do 59º aniversário da Cidade de Saurimo, que se assinala no dia 28.
O responsável do núcleo, Noé Silencio, que disse que a leitura é dos factores de integração social e das principais fontes de conhecimento, apelou ao hábito de leitura. “É preciso criar mais gosto pela leitura entre os jovens angolanos”, disse, acrescentando que a feira tem a duração de quatro dias e decorre no Jardim 28 de Maio.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA