Língua Portuguesa em debate cultural


6 de Maio, 2015

Filipe Zau vai proferir hoje, às 17h30, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, uma palestra sobre o tema “Cinco de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos Países de Língua Portuguesa”, no espaço “Maka à Quarta-feira”.

A actividade é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Educação, e ocorre no âmbito do 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A data foi criada pelo 14.º Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde, por considerar a Língua Portuguesa como “veículo histórico e um património comum, resultante de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.
Antes da oficialização, em 2009, a proposta de assinalar a data foi apresentada em 2005, em Luanda. A Língua Portuguesa constitui o terceiro dos três pilares dos objectivos da CPLP, que tem como missão, através do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), promover e difundir a língua, que é a quarta mais falada no mundo e regista uma das taxas de crescimento mais elevadas na aprendizagem como língua estrangeira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA