Línguas mais faladas na província do Uíge


17 de Novembro, 2014

A língua nacional predominante nas comunicações entre as comunidades na província na província do Uíge é o quicongo, mas há localidades, cujos habitantes falam quimbundo, confirmou cidade o director provincial da Cultura.

 

 

José Caricoco, que falava na abertura do seminário sobre o “Mapeamento das Línguas Nacionais” promovido pelo Instituto de Línguas Nacionais do Ministério da Cultura, disse que as duas línguas faladas pelos grupos etnolinguísticos bacongo e akwakimbundu se subdividem em várias variantes.
Para o quicongo existem o quisicongo, quisundi, quihungo, quizombo, quiyaka, quipombo, quimbata, quincanu, quindamba, quindibu e o quincadi, dialectos faladas nas aldeias, comunas e bairros dos municípios de Ambuíla, Bembe, Bungo, Buengas, Maquela do Zombo, Damba, Milunga, Quimbele, Alto Cauale, Sanza Pombo, Puri, Uíge, Songo e Mucaba. Em relação ao quimbundo, prosseguiu, as variantes são o mbaka e cambamba faladas na vila de Quitexe e nas comunas de Cambamba e Vista Alegre, bem como no Dange Quitexe e Negage. José Pedro, director do Instituto Nacional de Línguas Nacionais, disse que “o processo de mapeamento das línguas nacionais” vai “permitir conhecer os dialectos mais falados”.
Também permite, declarou, identificar melhor as localidades onde determinadas línguas são predominantes e analisar o nível de compreensão entre os nativos de uma mesma região que têm variantes linguísticas diferentes.
José Pedro referiu tratar-se de um trabalho moroso destinado ao levantamento linguístico nas províncias, municípios, comunas e aldeias, para depois se elaborar um atlas sobre as línguas de Angola.
Este atlas, prosseguiu, vai também fornecer informações para o Atlas Linguístico Africano e posteriormente permitir a elaboração de um das línguas do mundo”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA