Línguas nacionais são património do povo


15 de Março, 2017

Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

As línguas nacionais são património cultural do povo angolano, razão pela qual devem ser preservados e praticados nas famílias, como melhor veiculo de transmissão da riqueza cultural nacional para os mais jovens e aos interessados em conhecer os usos e costumes da terra, afirmou ontem o escritor Francisco Santos “Xikitu”.

Falando ao Jornal de Angola, a propósito do seu novo binómio intitulado “Aprenda Quimbundo Facilmente”  e “Dilonge Kimbundu Kyatongoloka”, em quimbundo, lançado quinta-feira, no centro cultural Chá de Caxinde, na Baixa de Luanda.
Com um volume minúsculo de 41 paginas, o livro “Aprenda Quimbundo Facilmente” visa ajudar os jovens a aprender a língua com rapidez e facilidade, assim como ensinar a escrever correctamente os que já falam.
Comporta, entre os vários temas, o ensino do alfabeto, pronomes pessoais, saudações, pronomes demonstrativos, possessivos no plural e no singular, distributivos, reflexos, interrogativos, assim como a forma de fala e escrita dos utensílios de casa, partes do corpo humano, números cardinais, meses do ano e dias da semana.
Francisco Santos “Xikitu” disse que procurou simplificar os conteúdos para convergir grande parte dos interessados, no sentido de ajudar pessoal de vários estratos social, para que aprendam a falar e escrever de forma fácil a língua quimbundo.
De acordo com o escritor, o quimbundo é um património dos ambundos e é na base desta língua que os indivíduos das zonas urbanas e  rurais se podem comunicar.
O escritor informou ser do interesse do Executivo inserir no ensino angolano as línguas nacionais. “Existem já alguns colégios no país a leccionarem línguas nacionais usando para tal, módulos apropriados”.  Para o autor, o livro é de grande importância por trazer fórmulas gramaticais de fácil aprendizagem para aqueles que já falam, mas que não sabem escrever, assim como para os que não falam e nem escrevem, mas têm vontade de aprender.
O também autor da gramática em quimbundo disse estar a precisar de apoios para reeditar o mesmo livro a pedido de alguns leitores. O livro “Aprenda Quimbundo Facilmente” tem como objectivo transmitir conhecimentos às populações, com grande pendor, ao aprimoramento ortográfico e linguístico daí que o livro foi sistematicamente simplificado, tanto nos conteúdos como no volume para incentivar a aprendizagem.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA