Cultura

Literatura angolana presente no Brasil

A literatura angolana estará representada na 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que abre amanhã até ao próximo dia 20, na capital do estado do Maranhão no Brasil, pelo escritor, poeta e crítico literário Lopito Feijóo.

Lopito Feijóo vai apresentar livro na feira em Maranhão
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

“O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo” é o tema da 13ª edição deste que é o maior evento cultural e de fomento à leitura no estado do Maranhão, no qual serão homenageados os escritores maranhenses Rosa Mochel e Dreifus Azobel, ambos a comemorar o centenário de nascimento.
Convidado pela Secretaria Municipal da Cultura, o escritor angolano tem agendada a sua participação em duas mesas-redondas onde vai dissertar sobre “A vida e a obra do poeta Agostinho Neto”, no domingo, e sobre “O panorama da literatura angolana do período pós-independência”, na terça-feira. No dia 16, está prevista uma visita à Universidade Federal do Maranhão, seguida de uma conferência sobre “Os caminhos e perspectivas da nova Angola”.
Durante a estada em Maranhão, Lopito Feijóo promoverá uma sessão de apresentação e assinatura de autógrafos do livro intitulado “Coração Telúrico”, reeditado pela Essencial Editora, de São Paulo, sendo a primeira edição, esgotada, datada de 2014.
Segundo a Prefeitura da cidade, promotora da iniciativa, a programação contemplará todas as idades e a feira funcionará todos os dias das 10 às 22h00. Numa área de 11.500 metros quadrados, serão mais de 30 ambientes com actividades a acontecer simultaneamente. O público terá acesso a 300 editoras distribuídas em 70 pavilhões de livreiros locais e de todo o Brasil.

Tempo

Multimédia