Literatura angolana no Festival da Matola

César Esteves |
18 de Outubro, 2015

Fotografia: Santos Pedro

Angola é um dos países convidados para participar na primeira edição do Festival Literário de Moçambique (Literata), que é realizado de 23 a 25 de Outubro, em Matola, numa iniciativa do movimento literário Kuphaluxa e da empresa SóArte Media.

Para esta primeira edição o país é representado por Kiocamba Cassua e Zola Vida, do movimento literário Lev’Arte. A participação de Angola, defendeu Kiocamba Cassua, representa o reconhecimento da actual evolução da poesia nacional.
“O convite é um sinal de que as artes angolanas estão a conquistar, cada vez mais, o mercado internacional e uma prova do aumento da qualidade dos trabalhos feitos, não só pelos autores consagrados, como também a nova geração”, disse, acrescentando que têm viagem marcada para dia 23.
O festival inclui a realização de uma feira do livro, debates, oficinas, encontros entre os escritores, exposições e espectáculos de música. A organização do festival escolheu para a primeira edição o tema “Memória: um museu contemporâneo”, para levar os convidados a reflectirem sobre o papel da literatura nos processos culturais, históricos e sociais de uma sociedade.
O objectivo, destaca a organização, é transformar a actividade numa verdadeira festa do livro, onde os leitores têm a oportunidade de interagir com outras artes, como a pintura, cinema, dança e música.
Durante os três dias de actividade, a organização espera receber três mil leitores e já confirmou a participação de diversas editoras e livrarias, que vão vender os livros a preços promocionais.
Entre os vários autores estrangeiros convidados, participam no festival, além de Angola, escritores do Brasil, com destaque para Madú Costa e Rosália Diogo.
O festival Literata é realizado pelo Kuphaluxa e a SóArte Media, em parceria com o Conselho Municipal da Matola e tem o patrocínio dos Aeroportos de Moçambique.
O Kuphaluxa e a SóArte Media esperam que o projecto literário seja uma tradição habitual no circuito cultural moçambicano e também o mais abrangente possível.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA