Literatura em português é destaque


14 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

Uma exposição aberta este mês na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mostra obras literárias em português e desafia os preconceitos que rodeiam o meio de difusão de um trabalho.

Com o título “Zonas de Limite Reinventadas e Revisitadas: Literatura portuguesa em Texto e Imagem”, a exposição quer desafiar as noções de que o meio de difusão ou expressão de um livro o torna mais ou menos legítimo.
“A intenção do projecto era promover a longa tradição da universidade em desenvolver e fomentar estudos luso-brasileiros através de materiais autênticos e únicos que se encontram nos nossos arquivos”, disse a professora Viviane Faria, curadora da exposição.
A Universidade do Novo México tem uma extensa colecção de autores de língua portuguesa consagrados, sobretudo brasileiros, que nesta exposição surgem lado a lado com versões em literatura de cordel, banda desenhada ou mesmo filme.
A curadora diz que a organização tinha a intenção de promover os materiais de circulação geral, mostrando que textos canónicos são reinventados, reciclados, repaginados, reestruturados e reconstruídos através dos tempos, apresentando-se em diversas novas formas mediáticas.
O catálogo da exposição mostra que estas diversas representações mostram a cultura luso-brasileira a ultrapassar as tradicionais barreiras da palavra impressa.
“A ideia é desafiar a falsa dicotomia entre baixa e alta cultura. As duas alimentam-se mutuamente. Assim como a acessibilidade de novas representações do cânone fomenta a recuperação das obras originais, esta revisitação visual desperta a curiosidade da academia sobre novas formas de expressão”, acrescenta o catálogo.
Os responsáveis pela exposição dizem que as classificações académicas implicam uma política de identidade que, à medida que textos e autores cruzam as fronteiras tradicionais da palavra escrita, desafiam as classificações entre alta e baixa cultura.
“Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, é apontado como um exemplo perfeito da discussão.
O programa de Português da Universidade do Novo México é um dos mais antigos e reconhecidos dos Estados Unidos, oferecendo cursos de licenciatura e de pós-graduação.
Actualmente, tem 23 alunos de licenciatura e seis de mestrado. Cerca de 80 alunos frequentam as aulas de português.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA