Literatura infantil ajuda na formação

Roque Silva |
31 de Março, 2015

Fotografia: Paulino Damião |

O escritor Roderick Nehone destacou em Luanda o papel pedagógico da literatura infantil e dos seus livros da colecção “As Aventuras de Kid Kamba” na formação cognitiva da criança.

O autor disse, durante a apresentação dos inéditos “Kid Kamba, no dia em que Luanda ficou sem Petróleo” e “Kid Kamba na TV”, que as estórias infantis e sobre o quotidiano incentivam o gosto pela leitura, na melhoria da escrita e leitura, bem como ajudam também na interpretação de acontecimentos.
Segundo o escritor, a colecção tem como propósito estimular as crianças e adolescentes e contribuir para a sua educação, tendo alertado os encarregados de educação sobre a necessidade de adquirirem livros infanto-juvenis de autoria de angolanos, de forma a potenciar as crianças e adolescentes de capacidade para “perceberem determinados assuntos”.
A ideia é também informar as crianças sobre questões que têm a ver com a História e Geografia de Angola e do Mundo, a ética e os valores permanentemente disputados entre o bem e o mal, o que é bom e o que é mau. O escritor revelou que vai oferecer exemplares dos seus mais recentes livros a outras instituições infantis, como escolas, lares de acolhimento e creches.
Nehone manifestou também a intenção de adaptar a colecção “As Aventuras de Kid Kamba” aos canais multimédia, para influenciar a educação pedagógica das crianças. “Kid Kamba, no dia em que Luanda ficou sem Petróleo” e “Kid Kamba na TV” tiveram uma tiragem de mil exemplares cada. Esses livros sucedem aos “Kid Kamba recupera o quadro roubado” e “Kid Kamba Liberta a Kianda e Salva Luanda”, de 2013.
Pseudónimo literário de Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso, Roderick Nehone completou 50 anos a 26 de Março, dia em que ofereceu 400 exemplares dos livros aos estudantes da Escola Primária nº1.099. Roderick Nehone é licenciado em Direito. É poeta, contista e romancista e detentor dos prémios Sonangol de Literatura e António Jacinto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA