Livro de Antónia Domingos enaltece a figura feminina


3 de Maio, 2017

“A Kynhunga” é o título do livro da autoria de Antónia Domingos a ser lançado hoje às 18h30, no Instituto Camões-Centro Cultural Português, na Baixa da cidade de Luanda, a ser apresentado pelo escritor e jornalista Albino Carlos, vencedor do Prémio Nacional Cultura e Artes, em Literatura, no ano de 2014.

Sobre o livro, o crítico literário Pires Laranjeira, que fez o prefácio realça: “Uma estreia é sempre um acontecimento, em qualquer âmbito da vida humana”, tendo acrescentado que no conto angolano, como em outros géneros e subgéneros literários “as mulheres escritoras continuam em extrema minoria. Com este livro Antónia Domingos torna-se a mais recente escritora angolana, incorporando a escrita de autoria feminina e alargando a temática e ambiência do conto, ao aproveitar conhecimentos de origem castiça para recriar esteticamente vivências no interior de Malanje e na grande cidade de Luanda”.
Neste caso, destaca, o peso da escrita “tradicionalista”, faz-se sentir na urbanidade da crítica e na apropriação das histórias de aproveitamento e exemplo. Os contos constituem-se, antes de mais, como questionadores dessa ordem estabelecida, que tende a diminuir o valor absoluto das mulheres na pirâmide social, na medida em que elas se levantam, não só investidas do seu novo papel na família, tanto quanto na sociedade.
Prova disso, explica “é a personagem Samilande que descura normas e preceitos, ao arrepio dos costumes e direitos consuetudinários, projectando uma actuação muito moderna em meio conservador, cuja finalidade só pode ser a sua saída pelo mundo, ao encontro de novas atitudes, com as quais possa ser aceite sem constrangimentos”.
O livro, disse, “vem mostrar como comportamentos sociais mesquinhos e atrofiadores podem provocar atrasos degradantes nas aspirações das mulheres à cidadania de plenos direitos e poderes”.
Antónia Manuela Miguelito Domingos é natural de Malanje. Professora licenciada no curso do 1.º Ciclo de Ensino básico, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA