Cultura

Livro de cartoons apresentado hoje na Chá de Caxinde

O cartoonista Sérgio Piçarra apresenta hoje, às 18h30, na Associação Chá de Caxinde, em Luanda, uma colectânea de cartoons, intitulada “Mambo Rijo”.

O lançamento oficial da colecção  tem a edição da Chá de Caxinde e realizou-se a 27 de Maio, em Benguela.
Com uma edição de mil exemplares, “Mambo Rijo” reedita a produção de Sérgio Piçarra publicada em diversos órgãos de imprensa angolanos, durante os anos de 2016 e 2017.
No ano passado, Piçarra lançou duas  colectâneas designadas “Só Vos Olho Já” e “Apreciando o cenário nas calmas”, cujo conteúdo reflecte, tal como no presente livro, os actuais acontecimentos sociopolíticos do país de modo humorístico.
O cartoonista é discípulo do falecido nacionalista, artista plástico e escritor Henrique Abranches, tendo-se tornado a partir dos anos 90 num dos autores de Banda Desenhada e de cartoon mais conhecidos do país, sendo por si assinada uma das três primeiras obras do género produzidos em Angola do pós-Independência, sob a égide da União dos Escritores Angolanos.
Em 1990, criou nas páginas do Jornal de Angola o personagem “Mankiko - O imbumbável” que constitui hoje a maior referência do cartoon nacional.
O personagem “Mankiko - O imbumbável”, que em 2015 completou 25 anos desde a sua primeira aparição, foi publicado pela primeira vez pela União dos Escritores Angolanos, ainda sob a tutela de José Luandino Vieira.
Em 2007 viu a sua BD “Escombros” produzida em parceria com Henrique Abraches, ser publicada pela extinta revista portuguesa “Selecções BD”.

Tempo

Multimédia