Cultura

Livro de Ondjaki recebe elogios da crítica literária

A crítica canadiana fez uma avaliação positiva da obra “Os Transparentes” do escritor Ndalu de Almeida “Ondjaki”, publicado em 2012. A obra, vencedora do Prémio de Literatura José Saramago em 2012, chega ao público canadiano graças à tradução inglesa patrocinada pela editora Biblioasis International.

Crítica canadiana fez avaliação positiva do livro de Ondjaki
Fotografia: DR

“Os Transparentes”, cujo enredo se desenrola em Luanda, foi inserido num leque de obras que esteve em avaliação na semana finda na coluna “This week’s top book review” (A principal avaliação do livro desta semana) do jornal canadiano Toronto Star.
Segundo a análise que o escritor e crítico canadiano Trevor Corkum publicou neste espaço,  dedicado à avaliação de livros mais apreciados, com “Os Transparentes”, Ondjaki assume o seu lugar entre os maiores fabulistas do século passado. O crítico canadiano, que assemelha Ondjaki ao escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, considera a obra um romance “vigoroso e revigorante”.  
Os leitores do mundo anglófono têm acesso a esta obra de Ondjaki, desde 15 de Maio do corrente ano, graças à tradução do canadiano Stephen Henighan, da Biblioasis International, que traduziu igualmente para inglês o livro “Bom Dia Camarada” do mesmo escritor. Está disponível em sistema digital e comercializado ao preço de 11.99 dólares norte-americanos.
Ndalu de Almeida, pseudónimo literário de “Ondjaki”, nasceu em 1977 na província de Luanda. É licenciado em Sociologia e membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). Estudou em Lisboa onde se licenciou em Sociologia. Fez o doutoramento em Estudos Africanos em Itália em 2010. Obteve o segundo lugar no prémio António Jacinto realizado em Angola. Em 2013, recebeu o Prémio Literário José Saramago pelo romance “Os Transparentes”.

Tempo

Multimédia