Livro é apresentado em Lisboa


21 de Junho, 2014

Fotografia: DR

O livro "A Vida inspira-nos" do escritor Márcio Batalha, editado pela Mágico de Oz, é apresentado dia 28, às 12h00, na Fundação José Saramago, em Lisboa.

A cerimónia de lançamento está inserida no programa do VII Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, que se realiza durante dois dias, naquele espaço cultural lisboeta.
Lançado em Luanda, no passado mês de Maio, o livro aborda vários aspectos sociais vividos pelos angolanos na sua vida quotidiana e aflora aspectos que muitas vezes as sociedades têm receio de abordar, como os conflitos nas relações amorosas e profissionais.
O Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora tem por objectivo dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos residentes em Portugal, assim como fortalecer as relações entre escritores, poetas, intelectuais moçambicanos e portugueses.
Definir um papel a desempenhar e os contributos a dar pelos escritores, poetas e intelectuais moçambicanos residentes em Portugal junto de instituições como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e a sociedade portuguesa em geral é outros dos objectivos da iniciativa.
Além de lançamento de livros, o programa do encontro reserva a realização de debates e conferências sobre vários temas, com destaque para a “Literatura Moçambicana na Diáspora” e “Línguas, Multiculturalidade e Diáspora no Espaço da Lusofonia”. A iniciativa serve, igualmente, para estudar formas de intercâmbio e cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos residentes em Portugal e os residentes em Moçambique .
Márcio Batalha nasceu a 4 de Janeiro de 1983, em Luanda. Poeta e declamador desde 2012, é membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).
Integra diversas colectâneas importantes, entre elas a “Antologia Geografia Mágica da Kianda”, da BJLA, “Antologia Luís Vaz de Camões e seus convidados” e “Antologia Varal do Brasil”.
Recebeu o Prémio intercâmbio Cultural Latino-Americano na Argentina em 2013, Prémio Luso-Brasileiro de Poesias melhores poetas de 2014, no Brasil.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA