Livro estimula a criatividade

Mário Cohen
24 de Abril, 2015

Fotografia: Paulino Damião

A literatura é meio privilegiado de transmissão de valores, conhecimentos e experiências e de estímulo à criatividade artística, disse ontem a ministra da Cultura numa mensagem do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Rosa Cruz e Silva anunciou ainda que “o Executivo pretende apostar mais na democratização da leitura” para garantir maior acesso ao livro por intermédio das Bibliotecas e Mediatecas. A ministra referiu que o Executivo trabalha para haver condições para a criação da indústria do livro, que é “um importante veículo de transmissão do saber e da cultura”.
Rosa Cruz e Silva lembrou que o livro” é um valioso meio de apoio à pesquisa social e científica” destinada à conservação do Património Cultural e formação de pessoas participativos. A ministra exortou famílias, instituições e sociedade civil a salvaguardarem e difundirem o gosto pela leitura, particularmente entre os jovens.
Também pediu a protecção dos direitos de autor, “uma forma de contribuir na implementação da política cultural”.
A data foi comemorada no país com várias iniciativas, entre as quais uma feira do livro, que termina amanhã, promovida pela Associação Chá de Caxinde. Na União dos Escritores Angolanos, Centro de Formação de Jornalistas e o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola também se realizam apresentações de livros de autores nacionais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA