Agostinho Neto homenageado

Joaquim Júnior | Uíge
20 de Setembro, 2016

Fotografia: Mavitidi Mulaza | Uíge

Centenas de livros da autoria do primeiro Presidente de Angola, o escritor e Poeta Maior António Agostinho Neto, estão a ser comercializadas na Feira de Artes e Cultura, que decorre de 12 a 22 de Setembro, num espaço criado defronte ao Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), na cidade do Uíge.

O evento é promovido pela Direcção Provincial da Cultura do Uíge, no quadro do programa alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional. “Para homenagear uma vez mais a memória do grande homem de cultura, organizámos esta feira do livro para lembrarmos os seus feitos, no domínio da cultura, e despertar o interesse dos jovens estudantes em lerem as suas obras, para melhor conhecerem a história e a visão de Neto sobre o bem-estar do nosso país”, disse na ocasião o director provincial da Cultura, José Caricoco Cuxiquina.
A feira reúne dezenas de expositores do Uíge e de Luanda, que expõem centenas de livros como “Sagrada Esperança” e “Renúncia impossível”, além de outras publicações e DVD com entrevistas de contemporâneos de António Agostinho Neto, que retratam a vida e obra de Neto. O expositor João Macanda Bango disse que a feira, além de facilitar a venda de livros sobre Agostinho Neto, colocou também à disposição dos leitores várias obras de diferentes ramos do saber, para facilitar a investigação dos estudantes e estimular o hábito pela leitura.
Isabel Ana Pedro, estudante de História, comprou “Sagrada Esperança”, e destacou a importância das obras de Neto na cultura nacional. “A poesia de Neto reflecte o angolano no período colonial e a necessidade que este tinha de lutar, sonhar e reconquistar a sua identidade. Mas também faz alusão do futuro que se pretendia para o país”, sublinhou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA