Cultura

Biblioteca Comunitária Juvenil foi apetrechada

A iniciativa cultural Um Livro Uma Criança Muitas Leituras apetrechou ontem a Biblioteca Comunitária Juvenil Waku Samuel, no Camama, província de Luanda com 120 livros para crianças e de apoio escolar.

Rui Ramos (à esquerda) faz a entrega dos livros para crianças
Fotografia: Edições Novembro

O empreendimento, criado pelo estudante universitário Nsalambi Waku Makumaya, inclui um espaço de leitura designado Biblioteca Waku Samuel, salas de explicações de reforço de Matemática e Língua Portuguesa frequentadas por 200 crianças da comunidade e alfabetização nocturna para as mamãs do bairro.
Rui Ramos, coordenador da iniciativa Um Livro Uma Criança Muitas Leituras, disse ao Jornal de Angola que a doação se insere no programa de criação de bibliotecas em escolas, pediatrias, instituições e em bairros, iniciado há mais de quatro anos e que já apetrechou 114 bibliotecas com mais de 31 mil livros nas 18 províncias do país.
Nsalambi Makumaya explicou, por ocasião da doação, que o espaço necessita de apoio institucional para desempenhar melhor o seu papel de incentivador da cultura entre as crianças da comunidade. Mesas, cadeiras, prateleiras, além de obras didácticas estão em falta, disse Makumaya, mas a vontade de ensinar, sobretudo Matemática e Língua Portuguesa, só encontra paralelo na determinação das crianças que naquele espaço não têm insucesso escolar e se preparam para ser os quadros competentes do país no futuro.

Tempo

Multimédia