Bispo Mata Mourisca escreve sobre valores

Joaquim Júnior | Uíge
9 de Julho, 2014

Fotografia: Jornal de Angola

“Violinos de Deus” é o título do livro do bispo emérito da Diocese do Uíge, D. Francisco da Mata Mourisca, apresentado na Feira do Livro e do Disco naquela província, organizada pela Feira Internacional de Luanda (FIL), em parceria com o Governo do Uíge.

O autor disse, durante a sessão, que a reedição do livro se deveu à importância que ele tem para os leitores, visto tratar das qualidades humanas necessárias para todas as criaturas de Deus.
Na obra, o autor destaca a responsabilidade, o bom carácter, alegria, amor à criação, pontualidade e outras características que todos os seres humanos devem ter, para desempenharem dignamente as suas funções e deveres.
“Pareceu-me ser oportuno fazer algumas alterações em textos do livro e apresentá-lo ao público leitor, para aclarar os conteúdos que ele contém. Mostro aqui, nesta obra, que com uma viola de cordas desafinadas o artista não pode tocar em condições, isto é, o artista é Deus e nós somos os Violinos de Deus. Se as nossas cordas, que são as qualidades, não estiverem afinadas o que se espera de nós?”
Francisco de Mata Mourisca pediu aos leitores, sobretudo os educadores, pais, professores e alunos para conservarem e transmitirem as qualidades humanas, e utilizarem o livro como um guia para o efeito.
O governador do Uíge, que abriu a Feira, agradeceu o contributo dos escritores da província, em especial ao bispo emérito da Diocese do Uíge, no desenvolvimento da literatura e da cultura na região.
Paulo Pombolo lembrou que, desde muito jovem, D. Francisco da Mata Mourisca faz evangelização na província e trabalha na educação de muitas famílias.
“São várias as obras de D. Francisco da Mata Mourisca que nos levam a uma reflexão profunda sobre as nossas vidas e, “Violinos de Deus" é só mais uma da sua autoria, que traz elementos que vão contribuir para a educação das famílias angolanas, sobretudo dos jovens”, disse o governador Paulo Pombolo.
Localizada no espaço da Expo-Uíge, na Praça da Independência, a Feira do Livro juntou milhares de obras literárias e científicas de várias editoras e livrarias nacionais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA