Câmara de Óbidos realiza um festival


16 de Janeiro, 2015

A Câmara Municipal de Óbidos, Portugal, realiza em Outubro um Festival Literário Internacional com a participação de meia centena de escritores português e estrangeiros.

A primeira edição do Festival Internacional de Literatura (FÓLIO) pretende “afirmar Óbidos no circuito português e internacional como uma vila literária”, disse o presidente da edilidade.
Nesta primeira edição, afirmou Humberto Marques, estão em evidência efemérides ligadas a países como o Brasil ou a outras ex-colónias, como os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os 40 anos das independências de Angola, Moçambique e Cabo Verde”, bem como “os cem anos da revista Orpheu ou o Ano Internacional da Luz”, referiu, na apresentação da iniciativa.
Nuno Silva declarou que o FÓLIO, que a organização pretende “diferenciar de todos os outros festivais literários do país”, se realiza de 15 a 26 de Outubro, na vila, e que o objectivo “é criar relações improváveis dos autores com o quotidiano, os seus pares e com o público”. Além do lançamento de livros, sessões de autógrafos e mesas-redondas, há actividades paralelas actividades, pois “ao virar uma esquina pode estar alguém a ler um poema, noutra a representar-se teatro e noutra ouvir-se um concerto”.
Na iniciativa pode participar o ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, que “não sendo um escritor é uma figura de aproximação a toda esta temática ligada ao Rio de Janeiro”, disse o presidente da Câmara.
A Autarquia prevê que a iniciativa represente um investimento “na ordem dos 600 mil euros”, parte dos quais podem ser comparticipados pela Secretaria de Estado da Cultura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA