Cultura

Casa Njinga Mbande realiza feira do livro

Mário Cohen

Com o objectivo de valorizar as artes no país e celebrar os 15 anos da Paz em Angola, comemorados no passado dia 4, um leque de actividades culturais são realizadas neste sábado, a partir das 10h00, na Praça da Harmonia, no distrito urbano do Rangel, em Luanda, numa iniciativa da Casa de Cultura Njinga Mbande.

Apresentação do livro de Kanguimbo Ananaz é o destaque da programação das actividades
Fotografia: Dombele Bernardo|Edições Novembro

Kanguimbo Ananaz, directora da  instituição cultural, disse ao Jornal de Angola, que a actividade que visa igualmente comemorar no mesmo dia o primeiro aniversário da instituição, tem como grande destaque a realização de uma feira de livro, que tem a parceria do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) e  da União dos Escritores Angolanos (UEA).
A intenção, explica, é colocar à disposição da população materiais de leitura, bem como dar oportunidade a camada jovem de estar mais próximo do livro e ter contacto com as obras dos autores nacionais, que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento da literatura nacional.
A festa da Paz na Casa de Cultura Njinga Mbande  conta  com a apresentação do mais recente livro de poesia de Kanguimbo Ananaz, “Pétala Rasgada”, publicado há dois anos pela Mediateca de Luanda.
O livro espelha o mundo imaginário da autora, retratando a beleza da mulher e os encantos das plantas.  O livro  é apresentado pelo professor universitário Scoth Kambolo “Tiaka Tiaka”.
Editada pela Tchingapy, com uma tiragem de cinco mil exemplares, o livro contém poemas como “Corpo vazio”, “Pedaços”, “Aspiração”, “Cantos do vento” , “Vento da terra”, “Canto de dor”, “Palavras pedem água” , “Poesia da alma do Kimba” e “Pétalas rasgadas”.  
Kanguimbo Ananaz, de nome próprio Mara Manuela Cristina Ananaz, nasceu no   Namibe a 3 de Fevereiro de 1959. Membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola e da União dos Escritores Angolanos, a autora do “Regresso de Kambongue” é licenciada em Literatura Portuguesa e Psicologia e escritora há 20 anos. Além da apresentação do livro “Pétala Rasgada”, a actividade inclui um concerto de música evangélica com a participação dos corais Njinga Mbande e da Igreja Bethel, assim como uma passagem de modelos.
O programa das actividade   estende-se por uma semana e reserva para o dia 21, às 16h00, a realização de uma palestra subordinada ao tema “O Artista e o seu Contributo para o Desenvolvimento da Sociedade Angolana”,  pelo secretário-geral da União Nacional das Artes Plásticas (UNAP), António Tomás Ana “Etona”, seguida de um   recital de poesia ao pôr-do-sol, exibição de peças de teatro e uma exposição de artes plásticas. Para o dia 22, às 17h00, está programada   uma palestra sobre “A Pluri Dimensão da Poesia”,  orientada pelo escritor António Gonçalves.

Tempo

Multimédia