Casa Njinga Mbande realiza feira do livro

Mário Cohen
12 de Abril, 2017

Fotografia: Dombele Bernardo|Edições Novembro

Com o objectivo de valorizar as artes no país e celebrar os 15 anos da Paz em Angola, comemorados no passado dia 4, um leque de actividades culturais são realizadas neste sábado, a partir das 10h00, na Praça da Harmonia, no distrito urbano do Rangel, em Luanda, numa iniciativa da Casa de Cultura Njinga Mbande.

Kanguimbo Ananaz, directora da  instituição cultural, disse ao Jornal de Angola, que a actividade que visa igualmente comemorar no mesmo dia o primeiro aniversário da instituição, tem como grande destaque a realização de uma feira de livro, que tem a parceria do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) e  da União dos Escritores Angolanos (UEA).
A intenção, explica, é colocar à disposição da população materiais de leitura, bem como dar oportunidade a camada jovem de estar mais próximo do livro e ter contacto com as obras dos autores nacionais, que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento da literatura nacional.
A festa da Paz na Casa de Cultura Njinga Mbande  conta  com a apresentação do mais recente livro de poesia de Kanguimbo Ananaz, “Pétala Rasgada”, publicado há dois anos pela Mediateca de Luanda.
O livro espelha o mundo imaginário da autora, retratando a beleza da mulher e os encantos das plantas.  O livro  é apresentado pelo professor universitário Scoth Kambolo “Tiaka Tiaka”.
Editada pela Tchingapy, com uma tiragem de cinco mil exemplares, o livro contém poemas como “Corpo vazio”, “Pedaços”, “Aspiração”, “Cantos do vento” , “Vento da terra”, “Canto de dor”, “Palavras pedem água” , “Poesia da alma do Kimba” e “Pétalas rasgadas”.  
Kanguimbo Ananaz, de nome próprio Mara Manuela Cristina Ananaz, nasceu no   Namibe a 3 de Fevereiro de 1959. Membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola e da União dos Escritores Angolanos, a autora do “Regresso de Kambongue” é licenciada em Literatura Portuguesa e Psicologia e escritora há 20 anos. Além da apresentação do livro “Pétala Rasgada”, a actividade inclui um concerto de música evangélica com a participação dos corais Njinga Mbande e da Igreja Bethel, assim como uma passagem de modelos.
O programa das actividade   estende-se por uma semana e reserva para o dia 21, às 16h00, a realização de uma palestra subordinada ao tema “O Artista e o seu Contributo para o Desenvolvimento da Sociedade Angolana”,  pelo secretário-geral da União Nacional das Artes Plásticas (UNAP), António Tomás Ana “Etona”, seguida de um   recital de poesia ao pôr-do-sol, exibição de peças de teatro e uma exposição de artes plásticas. Para o dia 22, às 17h00, está programada   uma palestra sobre “A Pluri Dimensão da Poesia”,  orientada pelo escritor António Gonçalves.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA