Chefe de Estado em obra literária


20 de Dezembro, 2014

O escritor angolano Patrício Batsîkama apresentou ontem, em Luanda, a sua mais recente obra literária intitulada "José Eduardo dos Santos e a ideia da Nação angolana". 

De acordo com o escritor, a obra visa fornecer aos historiadores informações sobre o passado recente de Angola. Patrício Batsikama lembrou que o Presidente José Eduardo dos Santos já é objecto de estudo de alguns intelectuais nacionais.
“Dou nesta obra, enquanto profissional de História e de Antropologia Política, a minha pequena contribuição para enriquecer o debate, pois na minha tese de doutoramento pesquisei e escrevi sobre a figura de José Eduardo dos Santos“, disse Patrício Batsikama.
Acrescentou que na sua abordagem não pretende provar, nem adiantar verdades absolutas. “Simplesmente proponho suscitar o debate, sobretudo entre os académicos, e responder a certas curiosidades em relação à participação do Presidente da República na luta pela independência nacional”, reforçou o autor.
O livro tem 110 paginas e está dividido em três pequenos capítulos. O primeiro, intitulado Formação do Estado Angolano, apresenta de forma sucinta a trajectória de Angola enquanto Estado independente e a chegada dos europeus. No segundo tem como tema Eduardo dos Santos na mira da PIDE/DGS. No terceiro, o tema é “José Eduardo dos Santos e a ideia da Nação angolana”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA