Conquistas de Angola inspiram poemas


25 de Agosto, 2014

Fotografia: Cedida pelo autor |

O livro “Angola no Coração, Angola em Poesia”, da autoria do português Carlos Simões, é apresentado dia 6 de Setembro, às 11h00, no Hotel Ritz Victória Garden, no município de Belas, em Luanda.

De acordo com o prefácio, escrito pelo professor universitário português Marcelo Rebelo de Sousa, o livro é “o esplendor de África, o símbolo da conquista e da Paz, o vigor de Angola, num enlevo e cultura de partilha, de esperança e fé.”
No livro, realça Marcelo Rebelo de Sousa, o povo “caminha para a conquista do presente, as metas do destino, os costumes que transfiguram corações. A história de um povo que caminhou e caminha pelos trilhos multifacetados de décadas que o levaram à independência”.
Faz igualmente referência aos “homens, mulheres e crianças no seu quotidiano e lugares, no futuro de corações ávidos de prazer, que se transfiguram numa beleza irredutível e única. O ponto final que se conquista em alicerces de betão arrumados nos seus sorrisos.” O autor do prefácio destaca “o sorriso da fraternidade, numa Paz duradoura e irreversível. Os homens do poder, aqueles que plantaram as sementes, para que hoje se colham os frutos. Os lugares, os destinos, a força viva do Povo, mulheres que choram, crianças que sorriem. O futuro nas suas mãos! A história que nos delicia!”
O livro, de 74 páginas, foi editado pela Edições Vírgula sob a chancela da Sítio do Livro e vai também ser apresentado em Benguela, Sumbe, Calulo e Cela (Cuanza Sul) e Huambo.
Carlos Manuel Simões nasceu a 26 de Janeiro de 1968, em Leiria, Portugal. Oriundo de famílias humildes, através do pai, encadernador, teve muito cedo contacto com os livros e a arte da encadernação. A música foi outra das suas paixões e no desporto foi atleta do Grupo Recreativo Amigos da Paz (GRAP), nas modalidades do atletismo e andebol.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA