Contos nacionais na Feira de Lisboa

Manuel Albano |
9 de Junho, 2016

Fotografia: Paulino Damião

O conflito de gerações, a discriminação racial e a importância do resgate dos valores culturais são os destaques do livro “A disputa entre o Vento e o Sol e outras Histórias”, da escritora Maria Celestina Fernandes, a ser apresentado domingo, às 18h00, na Praça Leya, em Portugal, durante Feira do Livro de Lisboa.

O livro, com quatro contos, aborda ainda o conflito de poderes, com o vento e o sol como protagonistas de uma luta para influenciar rapidamente a mudança climática. Um dos contos fala do combate à discriminação e os conflitos sociais, na história “A Formiga albina e a Formiga Vermelha”.
“O factor exclusão é bastante actual nas sociedades. Porém, todas as pessoas, não importa a raça, têm direitos económicos, sociais e culturais iguais”, defende Celestina Fernandes. A escritora apresenta ainda uma reflexão importante da maior manifestação cultural de Angola, o Carnaval, através da fábula “Cabra Malhada”, onde aborda diversos temas sociais e culturais, como a feitiçaria.

Experiência

Em Fevereiro, no Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que decorreu em Portugal na Fundação O Século e em escolas de Lisboa, Celestina Fernandes aproveitou para trocar experiências sobre a literatura para a infância e a juventude, durante oficinas de escrita, narração, ilustração e criatividade.
Outro dos convidados foi Pepetela, um dos membros da comissão de honra com Mia Couto, António Torrado (Portugal), Ana Maria Machado (Brasil) e o ex-presidente português Jorge Sampaio. Entre os autores africanos convidados, contam-se Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde) e Olinda Beja (São Tomé). Maria Celestina Fernandes nasceu no Lubango, é licenciada em Direito, membro da União de Escritores Angolanos (UEA) e da Associação Chá de Caxinde. O seu primeiro livro foi “A Borboleta Cor de Ouro”. Em 2012 venceu o Prémio Caxinde do Conto Infantil com “A Lagoa Misteriosa”.Tem um diploma de Mérito do Ministério da Cultura de Angola e uma menção da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA