Editora lança livro sobre Lennon e Yoko


13 de Fevereiro, 2015

A editora Taschen lança este mês o livro “John Lennon & YokoOno – Double Fantasy”, do fotógrafo japonês Kishin Shinoyama, que reúne centenas de imagens do casal, muitas delas inéditas, captadas três meses antes de Lennon ser assassinado, a 8 de Dezembro de 1980.

O fotógrafo passou um dia com o fundador dos “Beatles” e com Yoko Ono, primeiro acompanhando-os numa sessão de gravação, e depois passeando com eles ao fim da tarde no Central Park, em Nova Iorque.
Ao todo, Kishin Shinoyama tirou cerca de 800 fotografias, mas só uma se tornou célebre. Quando o casal se sentou num banco, o fotógrafo pediu-lhes que se beijassem e a imagem desse beijo foi capa do álbum “Double Fantasy”, que os dois músicos lançaram em Novembro de 1980, escassas semanas antes da morte de Lennon. A fotografia foi originalmente tirada a cores, mas posteriormente convertida numa imagem a preto e branco para a capa do álbum em vinil. 
A ideia deste livro partiu de Yoko Ono, após ter visitado, em Tóquio, uma exposição comemorativa do 30º aniversário do lançamento de “Double Fantasy”. Shinoayama explica que Yoko enviou-lhe um email a dizer que encontrou na exposição muitas fotografias que não via há 30 anos. “Obrigado por estas imagens do tempo mais feliz da minha vida”, escreveu YokoOno ao fotógrafo, terminando com um desafio: “Que tal fazer um livro de fotografias com estas imagens?”.
Shinoayama aceitou a sugestão e o resultado é esta edição de luxo da Taschen, cuja tiragem normal é de apenas 1.980 exemplares, número escolhido por corresponder ao ano em que as imagens foram captadas, o ano da morte de John Lennon.
Além desta edição, assinada por Yoko Ono e pelo fotógrafo, a Taschen lança ainda duas edições especiais assinadas por Kishin Shinoyama e acondicionadas em caixas próprias, cada uma com 125 exemplares.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA