Feira internacional promove a leitura

Mário Cohen |
23 de Agosto, 2016

Fotografia: Contreiras Pipa

A vice-governadora de Luanda para Área Social, Jovelina Imperial, em representação do governador Higino Carneiro, abriu ontem em Luanda, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), a 10ª edição da Feira Internacional do Livro e do Disco, que fica aberta ao público até ao dia 28.

A governante disse que a Feira tem como objectivo proporcionar à juventude angolana, visitantes e à comunidade estrangeira residente em Luanda o gosto pela leitura e dar a conhecer as principais referências da literatura e da música nacional, assim como desenvolver debate em torno de questões relacionadas com a produção do livro, disco e artes.
Para a vice-governadora, a Feira do Livro e do Disco é uma das maiores actividades culturais que acontecem tradicionalmente todos os anos na capital, dando assim uma grande contribuição para a educação e a cultura com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela música.  Na opinião da governante, actividades do género dão oportunidade de convívios culturais que abrem portas para unidades comerciais entre editores, livreiros e alfarrabistas nacionais e estrangeiros com representação diplomática no país que pretendem dar a conhecer a sua literatura e música nos diferentes géneros e estilos.
De acordo com Jovelina Imperial, “a leitura na vida do ser humano é importante porque permite que o indivíduo viaje pelo caminho da imaginação que abre novas formas de ver o mundo, já que a cada livro que lemos expandimos os nossos horizontes”, disse.
 A governante revelou que a utilização e frequência das bibliotecas públicas, espaços de lazer culturais pelos munícipes constitui grande medida para a redução da delinquência juvenil, “que nós confrontamos no dia-a-dia, em todo o país, em particular na cidade capital”.
Depois da visita guiada à Feira, às 19h00 foi realizada a sessão de venda e assinatura de autógrafos, dos livros “A Acácia e os Pássaros”, de Manuel Rui, e “Vida Poesia e Canção”,  de Filipe Mukenga.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA