História de Angola retratada em livro


3 de Fevereiro, 2016

“História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI” é o título do livro de Alberto Oliveira Pinto, apresentado amanhã, às 18h00, no Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Lisboa.

O autor explicou que o livro é mais um contributo para ajudar a compreender melhor a História de Angola. Ao longo da narrativa, acrescentou, falou também sobre as várias transformações sofridas em Angola, ao longo dos 13 anos da “era da Paz”.
Em véspera da comemoração dos 55 anos desde o início da luta armada, no dia 4 de Fevereiro de 1961, data histórica na afirmação do nacionalismo angolano, o autor realça, que não figura, deliberadamente, no livro qualquer indivíduo que foi parte deste processo. “Abri, contudo, uma excepção para a rainha Njinga Mbandi, cujos retratos apresentados são imaginários”.
O livro, disse Alberto Oliveira Pinto, serve de subsídio à História de Angola e dos seus povos aos estudantes de Literaturas Africanas.
“Espero que ajude a despertar o interesse nos alunos, assim como a sua avidez por conhecimento da memória de Angola”.
Alberto Oliveira Pinto informou que utilizou fontes escritas, orais e arqueológicas, para compilar os dados do livro, prefaciado por Elikia M’Bokolo.
Alberto Oliveira Pinto nasceu em Luanda a 8 de Janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito em 1986 e é Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2004.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA