Histórias de amizade em contos de poesia


23 de Janeiro, 2016

Fotografia: João Gomes

A relação de amizade e preservação que une o homem à natureza é o tema do livro de poesia “Duas Abelhas Amigas de Um Girassol”, de Manuel Rui Monteiro, apresentado na quinta-feira, no Centro Cultural Português, em Luanda.

 Um texto da Mayamba Editora refere que “o livro procura transportar o leitor para um mundo de magia, onde a figura do vilão cria expectativas e curiosidades”.
O escritor disse na apresentação da obra que “a história ganha maior projecção na trabalho diário de duas abelhas, que têm de sugar néctar de um girassol, mas decidem manter um diálogo com dois meninos”.  Na cerimónia de lançamento do livro estiveram presentes, entre outras individualidades, o ministro da Saúde, José Van-Dunem, e o arcebispo emérito do Lubango, D. Zacarias Kamuenho.
Manuel Rui Alves Monteiro nasceu no Huambo,  em 1941. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra,   onde desenvolveu advocacia e foi membro fundador do Centro de Estudos Jurídicos e redactor da revista de cultura e arte “Vértice”.
O escritor é autor do primeiro livro de poesia e do primeiro livro de ficção publicados em Angola após a Independência. Recebeu o Prémio Caminho das Estrelas 1980, pela emblemática obra “Quem Me Dera Ser Onda”,  adaptada para teatro em   em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA