Kim Freitas apresenta livro em Luanda


27 de Junho, 2015

O livro “A Mensagem do Kaluanda-Piô na prevenção de dores de dente, cárie dentária, gengivite, halitose  e outras doenças da boca”, de Kim Freitas “Tio Kim”,  é apresentado hoje na Praça da Independência, em Luanda.

O livro é apresentado no âmbito da nona edição do Jardim do Livro Infantil  que decorre até amanhã, em todo o país, uma realização do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), do Ministério da Cultura.
No prefácio do livro, a médica Eliane Graça realça que o cuidado com os dentes deve começar desde tenra idade. Sublinha que os bons hábitos devem ser transmitidos pelos pais desde muito cedo e explicar aos filhos a importância de ter uma alimentação saudável, nutricionalmente rica e variada.
A médica aconselha os pais a incutirem nas crianças hábitos de higiene e a fazerem visitas regulares ao dentista para prevenir patologias orais como a cárie dentária, gengivite e halitose.
“Não se trata apenas de um livro infantil, trata-se de um livro didáctico escrito para crianças, mas que pode ser lido por adultos, visto que o seu conteúdo é rico e de extrema importância para a saúde pública”.
O autor da obra disse que escolheu este tema “porque os inúmeros casos de falta de higiene oral nas nossas crianças é preocupante" e fê-lo porque a educação sanitária é um assunto de "responsabilidade colectiva”.
Kim Freitas disse ainda que “as doenças nas crianças aparecem por diversas razões, fundamentalmente por falta de informação e prevenção”.
O livro, que sai com a chancela da editora Ndenguelândia, tem 88 páginas.  Além de entrevistas com crianças e adolescentes do todo o país, contém  igualmente depoimentos da odontopediatra Magda Arlete de Oliveira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA