Lançado romance de Véronique Tadjo

Mário Cohen |
26 de Junho, 2014

Fotografia: Santos Pedro

“L’ombre d’Imana” é o título do romance da escritora franco-marfinense Véronique Tadjo, que foi lançado ontem, às 10h00, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda.

O livro foi publicado pela primeira vez em 2000 e aborda uma das mais cruéis tragédias africanas: o genocídio dos Tutsi, no Ruanda, em Abril de 1994. Os massacres, disse a autora, foram uma das piores tragédias do continente, e provocaram a deslocação em massa da população para os campos de refugiados situados nas fronteiras, em especial com a República Democrática do Congo.
Na terça-feira, um dia antes do livro ser lançado em Angola, Véronique Tadjo, teve um encontro com alguns escritores e editores nacionais, na União dos Escritores Angolanos (UEA), a convite da instituição.
Véronique Tadjo nasceu em 1955 em Paris. Recebeu vários prémios, com destaque para o Literário de L’Agence de Cooperacion Culturelle et Technique, em 1983, e da UNICEF, em 1993. O seu livro “Mamy Wata e o Monstro” foi considerado um dos cem melhores títulos africanos do século XX. Em 2005, ganhou o Prix Grande Littéraire d’Afrique Noire. A autora publicou, ainda, livros para crianças, como “La Chanson de la vie”, “Lord of the Dance: um recontar Africano” e “Vovó Nana”. Nos últimos anos, Véronique Tadjo tem realizado oficinas e ilustra livros infantis no Mali, Benim, Chade, Haiti, Ilhas Maurícias, Guiana Francesa, Burundi, Ruanda e África do Sul. É ainda, desde 2007, chefe de estudos franceses da Universidade de Witwatersrand.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA