Lev'Arte reforça aposta na literatura

César Esteves |
3 de Janeiro, 2016

Fotografia: Kátia Santos

O incentivo ao hábito de leitura, a promoção do livro e a descoberta de jovens talentos da literatura são as metas para este ano do Movimento Lev’Arte, informou, ontem, o seu coordenador.

Kardo Bestilo disse, em forma de balanço ao Jornal de Angola, que o ano findo foi positivo e produtivo, pelo número de actividades realizadas e receptividade do público para cada uma delas e a expansão dos seus projectos por todo o país.
Entre as várias actividades planeadas para este ano destaca-se a realização da III edição do Festival de Poesia e Letras, designado antes como Festival de Poesia de Luanda, no período de 20 a 23 de Julho, a semana do Livro e da Literatura, a semana de África, em Maio, e uma Feira do Livro, ainda sem data.
Além destas actividades, o movimento pretende continuar com os seus projectos regulares, como “Faça uma criança feliz”, “Poesia à Volta da Fogueira” e “Poesia eu vivo”. “Pretendemos intensificar as acções sem fugir aos objectivos principais da instituição, que passam pelo incentivo à leitura e a promoção do livro”, disse.
O ano passado, acrescentou, o movimento conseguiu resultados positivos. “Tivemos várias actividades de âmbito cultural e social. Conseguimos marcar grandes passos na história do movimento”, disse, acrescentando que a realização da II edição do Festival de Poesia de Luanda e a participação em festivais internacionais foram outras grandes conquistas. O responsável reconheceu ainda a evolução significativa no processo de incentivo à leitura e na promoção do livro. “Essa promoção inclui também um reconhecimento aos escritores, que marcaram a história da literatura angolana e internacional”, explicou o responsável. A crescente interacção com o público, através de projectos como o Festival de Poesia de Luanda (FESPOL), realizado na Mediateca de Luanda, Centro Cultural Português e na União dos Escritores Angolanos, foi também destacada. “O festival registou a participação de 11.233 pessoas, durante os quatro dias, com destaque para os alunos, num claro sinal de interesse destes pelos livros”, destacou Kardo Bestilo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA