Literatura angolana na Feira de Leipzig


25 de Março, 2015

Fotografia: Fernando Camilo

A literatura angolana marcou presença na segunda maior feira do livro da Alemanha, que decorreu na cidade de Leipzig,  com um programa diversificado de produtos literários.

Na feira do Livro de Leipzig foi apresentada a edição bilingue da antologia de contos de autores angolanos “Oxalá Cresçam Pitangas”, organizada pela professora alemã Ineke Phaf-Rheinberger, uma obra patrocinada pela União dos Escritores Angolanos e o Goethe Institut Angola.
“Oxalá Cresçam Pitangas” inclui poemas e contos de 13 autores angolanos de diversos períodos e gerações literárias.
A apresentação do livro contou com a presença de tradutores e estudiosos da literatura angolana, nomeadamente Barbara Mesquita, Michael Kegler, além dos angolanos Manuela Sambo e Fernando Tati, adido cultural da Embaixada de Angola em Berlim, além do director da editora, Andreas Heidtmann. Sobre a antologia, destacou que ao organizar a colectânea tinha em mente incluir autores de várias gerações, como Agostinho Neto, Arnaldo Santos, Zetho Cunha Gonçalves, Tazuary Nkeita, Carmo Neto, Roderick Nehone, Sónia Gomes, Amélia Dalomba e João Melo.
O secretário-geral da União dos Escritores de Angola, Carmo Neto, disse que a estratégia de entrar no mercado alemão corresponde à importância que aquele mercado livreiro na União Europeia.
“Estamos já a trabalhar com tradutores alemães no sentido de continuarmos com as publicações de autores angolanos em alemão, privilegiando as colectâneas. E a presença de escritores angolanos em Berlim visa reforçar os  conhecimentos e o reconhecimento da nossa literatura naquela potência europeia.”
Devido ao êxito do painel sobre literatura angolana, Ineke Phaf-Rheinberger informou que ficou acordado com o director do Festival Internacional de Berlim, que Angola também vai marcar presença naquela iniciativa.
“No dia 14 de Setembro, vai haver uma discussão sobre a nova literatura angolana, com José Luís Mendonça e Sónia Gomes, e no dia 15 de Setembro  consta do programa a apresentação do tema “Cidade Futura”, com vários autores, entre os quais os dois escritores angolanos”. A abertura da Feira do Livro de Leipzig foi marcada pela entrega do Prémio do Livro de Leipzig para o Entendimento Europeu, avaliado em 15 mil euros, e cujo vencedor foi o autor romeno Mircea Cartarescu, com a sua trilogia “Orbitor”, que retrata os abusos da ditadura de Ceausescu.
A Feira do Livro de Leipzig realizou mais de três mil eventos e contou com 2.260 expositores e 251.000 visitantes. A próxima Feira do Livro de Leipzig está prevista para 17 de Março de 2016.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA