Cultura

Literatura é importante no resgate dos valores

A escritora Kangimbo Ananás reconheceu ontem a importância da literatura no resgate e descoberta de valores sociais e para a construção da identidade cultural.

Escritora Kanguimbo Ananás encoraja pais para incentivarem os filhos à leitura
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Em declarações à Angop, à margem de um colóquio alusivo ao 2 de Abril, Dia Internacional da Literatura Infantil, a escritora referiu que a publicação de livros literários é uma das formas de dar a conhecer a diversidade cultural de um povo.
Kangimbo Ananás encorajou os pais e encarregados de educação a incentivarem os filhos à leitura. Na sua óptica, o hábito da leitura desperta a mente, restaura a dimensão humana e actua como meio organizador da vida, aguçando a sensibilidade. “É da responsabilidade de cada família promover bons costumes, procurando resgatar a boa convivência, a harmonia, a solidariedade e preservando a cultura”, disse a escritora.
Por sua vez, o radialista Joaquim Freitas destacou a responsabilidade dos professores de língua portuguesa no ensino e aprendizagem da literatura infantil. De acordo com o radialista, os professores devem ensinar a interpretação oral e escrita para a compreensão textual.

Tempo

Multimédia