Livro clássico infantil é o tema de novo filme


14 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

“Le Petit France” é o título do novo filme de animação, que adapta o clássico infantil do escrito Antoine de Saint-Exupéry, “O Principezinho”, realizado por Mark Osborne, com estreia marcada para o dia 7 de Outubro, em França.

A história infantil, que é considerada das mais lidas em todo o mundo, conta as aventuras de um Principezinho que vivia num planeta pouco maior do que ele e precisava de um amigo. O conto já tinha sido adaptado antes ao cinema e o teatro em vários países.
A versão actual está a gerar expectativas muito elevadas entre os críticos e os leitores, devido ao seu criador Mark Osborne, responsável por êxitos de bilheteiras como “O Panda do Kung Fu”.
O filme, destacou o cineasta, adapta a história do pequeno príncipe tendo como protagonista uma menina e o seu vizinho Aviador, que lhe conta as suas viagens e de como conhece um dia o Principezinho.
Produzido pela Onyx Films, com o argumento de Irena Brignull, o filme original foi feito em francês. Na versão inglesa ouvem-se as vozes de estrelas como James Franco, Benicio del Toro, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Jeff Bridges e Ricky Gervais.
Apesar de esta ser a primeira vez que o livro de Saint-Exupéry dá origem a um filme de animação, não é o primeiro baseado na obra.
Um dos mais conhecidos, realizado em 1974 por Stanley Donen, tem a participação de Bob Fosse, como a Cobra, e Gene Wilder, como a Raposa.
Antoine de Saint-Exupéry escreveu e ilustrou o livro “O Principezinho” em 1942, na altura nos Estados Unidos, onde estava exilado. A obra foi publicada pela primeira vez em inglês e francês em Abril de 1943, naquele país.
No mês em que a obra foi publicada, o escritor e piloto partiu para combater na Argélia. Morreu em 1944.
O livro foi publicado também em França (1946) numa edição com ligeiras alterações em relação à publicação norte-americana e tornou-se num sucesso internacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA