Livro de Batsîkama lançado em Lisboa


21 de Julho, 2016

O novo livro de Patrício Batsîkama, intitulado “Nação, nacionalidade e nacionalismo em Angola”, é lançado sábado, às 18h00, em Lisboa, no Parque Eduardo VII, no recinto da Feira do Livro de Lisboa.

O livro, que contém 674 páginas e está dividido em duas partes, é fruto da tese de doutoramento do autor e sai com a chancela da Mayamba Editora, que editou numa primeira fase  dois mil exemplares.
Em declaração ao Jornal de Angola, o docente universitário admitiu que a construção de Estado-Nação angolano constituiu o objectivo principal da obra. “Comecei por desconstruir a angolanidade para perceber três conceitos fundamentais para construção de Estado-Nação angolano. Espero que os leitores me contradigam e que nasça um debate à volta da questão.”
O livro está dividido em duas partes, sendo que na primeira o autor aborda os conceitos e a sua aplicação na realidade angolana e na segunda começa por apresentar os inquéritos, faz algumas análises prévias e discute a questão da “Nação, nacionalidade e nacionalismo em Angola.”
“O último capítulo é, na verdade, a base da minha tese. Angola é um processo e os mais velhos precisam de garantir que as heranças que os mais novos vão herdar-lhes garantam fazer face aos desafios”, disse o autor.
A deslocação de Patrício Batsikama a Lisboa para o lançamento do livro “Nação, nacionalidade e nacionalismo em Angola” acontece na madrugada de amanhã e conta com o apoio institucional do Camões - Centro Cultural Português e do Consulado Geral de Portugal em Angola, na pessoal da cônsul-geral, Alexandra Bilreiro.
Este livro vai ser apresentado, ainda este mês, em Paris, capital da França, onde o autor vai fazer também uma comunicação sobre o Tokoismo, por ocasião do 25 de Julho.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA