Livro de poesia “Noites de Café” lançado em Luanda

Venâncio Victor | Malanje
28 de Junho, 2016

Avó Hebo é o pseudónimo literário de Francisco Ngola que se estreia, em Outubro, no universo da literatura angolana, com “Noites de Café”, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

No género poesia, o livro vai reunir 83 páginas, numa edição da Cancklem, editora portuguesa. Depois do lançamento, “Noites de Café” vai ser apresentado em Malanje, a terra natal do autor.
Dois anos foi o tempo necessário para a elaboração dos poemas, inspirados em versos de Agostinho Neto, o Poeta Maior, particularmente da obra “Sagrada Esperança”. A leitura constante de textos literários e a frequência em actividades que decorriam na UEA serviram de motivação para começar a escrever poesia.
Sobre o título do livro, “Noites de Café”, o mesmo deriva de um programa académico que era ministrado na Escola de Professores do Futuro da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povos (ADPP), em Malanje.
“Estou muito feliz por estar à espera da estreia”, disse o admirador de Uanhenga  Xitu, Pepetela, Botelho de Vasconcelos, João Melo, Luís Fernandes e Lopito Feijoó.
Também secretário-geral da Brigada Jovem de Literatura em Malanje, Avó Hebo espera que os empresários de Malanje apoiem mais os jovens a publicar os seus trabalhos, principalmente os que tendem à preservação da cultura.
A província de Malanje tem poucos escritores jovens, do universo de 200 membros afectos à Brigada Jovem de Literatura de Angola, lembrou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA