Cultura

Livro é apresentado hoje em Luanda

Daniel Ribant apresenta hoje, às 18h00, o mais recente livro intitulado “Força Angola”, na União dos Escritores Angolanos (UEA), junto ao Largo das Escolas, em Luanda.

Fotografia: DR

A apresentação em francês do livro é seguida de uma sessão de autógrafos e venda em benefício da Fundação Europeia para a Promoção e Desenvolvimento de Angola (EFFA), inteiramente dedicada a causas sociais no país. Todos os rendimentos da venda do livro são doados à EFFA e cabimentos em projecção nas áreas da educação, saúde e agricultura, numa aldeia na província do Uíge.
O livro, a ser comercializado ao preço de 12 mil kwanzas, fala de figuras de várias nacionalidades que viveram parte da história de Angola e alguns deles como actores activos. De acordo com a narrativa, “são argelinos, ingleses, belgas, holandeses, portugueses, sul-africanos, suecos, suíços e também de nacionalidade angolana.”
Todos viveram parte da História de Angola e alguns deles como actores directos. Dar-lhes a palavra faz parte deste “dever de memória”, esta “responsabilidade para com o passado.”  O livro procura, por intermédio das mais variadas experiências, questionar o que se pode dizer desta guerra civil de outro tempo, que apenas terminou no início do século XXI. Os testemunhos colectados são de natureza diversa. Alguns emanam de actores directos de grandes eventos.

Tempo

Multimédia