Livro sobre Kundi Paihama chega aos leitores do Huambo


15 de Setembro, 2015

Fotografia: Rogério Tuty

O livro “General Kundi Paihama - Uma história de batalhas e conquistas”, da autoria de António Ngula Chivinga, foi apresentado no fim-de-semana aos leitores da província do Huambo, em sessão de venda e autógrafos.

Lançado há dois meses, em Luanda, o livro biográfico traz um prefácio assinado pelo escritor e actual secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, destacando que Kundi Paihama faz parte da história moderna de Angola.
Apresentado pelo jornalista João Gaspar Pedro, referiu que o autor revela a dimensão de Kundi Paihama, cujo percurso “perde-se na imensidão das suas acções ou práticas, como legado a ser seguido, lições ou testemunhos de um tempo que serve para projectar o futuro dos jovens”.
O livro, escrito na primeira pessoa, descreve toda a vida política e militar de Kundi Paihama que, “com inteligência, audácia e muita militância política no MPLA, conquistou grandes batalhas e granjeou vitórias importantes para a Nação angolana”.
A obra narra ainda o contributo político, no início da luta contra o colonialismo, nas batalhas travadas no sul de Angola contra as tropas invasoras sul-africanas, das rixas políticas com o líder da Unita, Jonas Malheiro Savimbi, e do único encontro entre ambos, em 1991, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
O autor do livro começa pelo contexto do nascimento de Kundi Paihama, a sua infância, sem esconder as dificuldades económicas e sociais que enfrentou até chegar ao topo da política nacional, as dificuldades no seio da sua família e na igreja.
O livro apresenta também o perfil político do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, em função do tempo que Kundi Paihama conviveu com ele, e do actual Presidente, José Eduardo dos Santos, como continuador dos ideais de Agostinho Neto.
O livro tem 208 páginas, com 14 capítulos, e aborda os 40 anos de Independência Nacional na visão da personagem principal, além do valor da paz para os angolanos e conselhos para a juventude. O livro tem testemunhos de Pedro Mutindi, contemporâneo de Kundi Paihama.
Kundi Paihama nasceu no município do Quipungo, na província da Huíla, e é actualmente governador provincial do Huambo. Kundi Paihama desempenhou vários cargos, tais como ministro da Segurança do Estado, da Defesa, do Interior, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, comissário provincial de Benguela, governador provincial da Huíla e de Luanda.
O autor do livro, António Ngula Chivinga, é membro da Brigada Jovem de Literatura e autor de “Exortação à Maturidade Cristã” e “Que Futuro para as Línguas Nacionais de Angola”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA