Livros infantis bem ilustrados estimulam leitura


8 de Junho, 2016

Uma ilustração pertinente e correcta dos livros infantis estimula o gosto, o interesse pela leitura e contribui para o sucesso escolar das crianças, disse ontem em Luanda, o escritor John Bela.


Em declarações à Angop no âmbito do mês dedicado à criança, John Bela disse que a ilustração é muito importante porque incentiva as crianças ao gosto pela leitura tendo os livros como seu fiel companheiro.
“Um livro para criança deve ter sempre gravuras, bonecos ou animais. Ai desperta progressivamente a curiosidade e a consciência da mesma”, reforçou. O escritor afirmou que os desenhos nos livros despertam mais a criança do que um livro sem imagem, porque o “universo infantil é cheio de fantasia”.
No  entender de John Bela, o livro dedicado à criança é tão do escritor quando do ilustrador por conceber um trabalho que de uma ou outra forma a incentivam e motivam o aspirante a leitor ou até mesmo as crianças nos primeiros anos de vida a criar fantasias segundo os desenhos contido nas obras.
O escritor considerou que a fraca ilustração das obras deve-se a falta de ilustradores, mas enalteceu o esforço do Governo pela criação do Instituto Superior de Artes Plásticas (ISART) que estão a formar especialistas ligados na matéria para reverter o quadro actual. John Bela apelou aos pais e encarregados de educação a prestarem uma atenção especial às crianças, adquirindo meios que contribuam para o desenvolvimento intelectual, como é o caso dos livros.
O escritor começou a escrever em 1984, depois de ingressar na Brigada Jovem de Literatura de Angola. O autor tem no mercado oito obras publicadas, das quais cinco infantis. John Bela é licenciado em sociologia, pela Universidade Agostinho Neto (UAN) .

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA