Mauro de Oliveira vence prémio literário

Mário Cohen |
7 de Fevereiro, 2015

Mauro Reimer Vieira de Oliveira, da província de Luanda, aluno da 9ª classe da Paróquia de Santa Ana,autor da obra “O Menino Que Queria um Livro”, é vencedor do concurso literário infantil “Quem Me Dera Ser Onda”,promovido pela União dos Escritores Angolanos (UEA).

“O Menino Que Queria Um Livro” é uma obra que narra a história de um jovem que vive numa instituição de caridade. O jovem rompe o complexo de inferioridade e tudo faz para adquirir um livro. Como prémio, Mauro de Oliveira vai receber da organização do concurso o equivalente em kwanzas a cinco mil dólares e a publicação da obra. O segundo classificado é a estudante da Escola Técnica de Saúde da Lunda Norte, Sanumbo Valentim Lologe, com a obra “A Menina Joana”, que conta a história de uma menina de origem camponesa que parte para o interior de Angola e que não é bem aceite pelos clientes quando tenta pela primeira fez comer num restaurante.
Ebenezer Jerson de Carvalho Borges, estudante da 9ª classe na província de Luanda, com a obra “Diala Diangunza”, que em português significa “Homem forte”, foi o terceiro classificado. O júri distinguiu com menção honrosa João António Paulo, de Luanda, autor da obra “O Meu Encontro Com Jesus”. A obra descreve o encontro imaginário de um menino que cimenta a crença dos pecadores na salvação por amor ao Cristo Salvador.
O objectivo do prémio, segundo o secretário-geral da UEA, Carmo Neto, é incentivar e motivar os adolescentes em idade escolar a escrever, e criar hábitos pela leitura. Carmo Neto afirmou que o concurso é de carácter nacional e para a edição de 2015 a organização espera a participação de jovens estudantes de mais províncias. O concurso “Quem Me Dera Ser Onda” é patrocinado pela Fundação Sol.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA