Milan Kundera publica mais um livro


13 de Outubro, 2014

Fotografia: Divulgação

O novo romance de Milan Kundera, “A Festa da Insignificância”, é apresentado no dia 14 e termina com 14 anos sem publicar.

O escritor, nascido na ex-Checoslováquia há 85 anos, que se fixou em 1975 em Paris como exilado, adquiriu a nacionalidade francesa em 1981e optou pela língua de Molière e de Balzac desde “A Lentidão”, publicado em 1989.
“A Identidade”, de 1998, e “Ignorância”, de 2000, são outros dos seus romances redigidos originalmente em francês à semelhança dos ensaios “A cortina”, 2005, e “Um encontro”, 2009.
“Jacques e o seu Amo”, “A Valsa do Adeus”, “A Vida Não É Aqui”, “O livro do Riso e do Esquecimento”, “O livro dos Amores Risíveis” são outros títulos do autor de “A Insustentável Leveza do Ser”, que não publicava uma história de ficção desde 2000, quando lançou o romance “A Ignorância”.
“Os que conhecem os livros anteriores de Kundera sabem que a intenção de incorporar uma parte do ‘não sério’ num romance não é de todo inesperada”, alerta um texto das Publicações D. Quixote em alusão “A Imortalidade”, no qual os escritores Goethe e Hemingway passeiam juntos por vários capítulos, e “A Lentidão”. “Kundera realiza finalmente na plenitude nesta obra o velho sonho estético, que pode ser visto como um resumo surpreendente de toda a sua obra”, salienta a D. Quixote.
Milan Kundera, prossegue o texto, procura “lançar luz sobre os problemas mais sérios e, ao mesmo tempo, não proferir uma única frase séria, estar fascinado pela realidade do mundo actual e evitar qualquer realismo”.
Milan Kundera, durante o período comunista em Praga, foi perseguido, prescrito, as suas obras sido proibidas e em 1950 expulso do Partido Comunista, ao qual aderira em 1948. Em 1955, publicou a antologia poética “O último Maio”, homenagem ao líder da resistência anticomunista Julius Fucík, ao qual se seguiram “Monólogos”, 1957. “Os Testamentos Traídos” e a “Arte do Romance”, ensaio, e os poemas de “Man: a wide garden” são outras das suas obras.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA